Para o Item 07 da especialidade de Cidadania do Mundo, escrevi o texto a baixo.
Na edição de 2017 do World Economic Forum, jovens de mais de 186 países foram entrevistados, a fim de entender as atuais preocupações mundiais. Os principais problemas citados foram as mudanças climáticas e a destruição da natureza; conflitos de larga escala e guerras; desigualdade de renda e descriminação; pobreza; conflitos religiosos; corrupção; segurança da água e alimentação; falta de educação; e por fim, segurança, bem estar e proteção.
O Movimento Escoteiro busca trabalhar com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como visto no evento 16° Jamboree Escoteiro Interamericano e 3° Camporee Escoteiro Interamericano 2020, apelidado de JamCam 2020, com a temática "Diversidade que nos une".
Durante os, aproximadamente, quatorze anos como jovens, os integrantes do Movimento Escoteiro realizam atividades voltadas a preservação do meio ambiente, liderança, diplomacia, ações comunitárias, aprendizado e fraternidade. São atividades que moldam o caráter e buscam preparar crianças, adolescentes e jovens adultos para fazerem do mundo, um lugar melhor.
O Escotismo pode colaborar ainda mais com a solução dos problemas atuais do mundo divulgando as ações realizadas e convidando a comunidade na qual cada Grupo Escoteiro está inserido a participar. Expandindo ações ecológicas e comunitárias, expondo seu programa de educação para que mais pessoas possam envolver-se e assim, mais jovens se tornem grandes líderes.
Como Escoteiros, nos tornamos cidadãos melhores. Exercemos a cidadania no mundo e juntos podemos fazer dele um lugar melhor.
Nenhum comentário:
Comente ~